Estrutura da Escada

Bom dia! Nossos desafios com os empreiteiros e pedreiros sempre batem na questão de informarem aos clientes de que não é necessário fazer projetos, não fazer cálculo estrutural. E o que dirá de uma escada.

Vou relatar a história de uma escada, de uma residência que projetei para um cliente, e que a executou com um determinado empreiteiro.

Proprietário: - Zé, eu queria que você fizesse uma visita aqui na minha residência pois minha escada está balançando muito.

O Zé: - Ah, é normal mesmo elas balançarem um pouco, mas cair não cai não! Já fiz tantas na minha vida e nunca aconteceu nada.

Proprietário: OK. - Mas depois de um ano de "balançar" a escada, e não aguentar mais a situação, resolve consultar um engenheiro.


A eng. Elaine que trabalha aqui com a gente: - Essa escada está condenada, ferragem não foi armada de acordo. Não dá para saber quando, mas ela pode romper a qualquer momento.

Duas alternativas: ou demolir e fazer de novo, ou colocar um reforço, que poderá comprometer esteticamente.


Imaginem o transtorno de se fazer uma escada do início, sendo que se vive na residência. A segunda opção foi mais viável.


Nessa primeira foto eis o apoio - um pilar metálico. Precisou ser feito um bloco de fundação para o peso não comprometer o piso. O gasto total? Serralheiro, pedreiro para fazer o bloco + tirar piso, Pintor, Visitas técnicas, Materiais (argamassa, cimento, tintas). Tudo deve ter ficado em uns R$ 4000.00.


O que eu queria passar para as pessoas, é da necessidade do projeto estrutural, inclusive sim o da escada.


Na foto seguinte peguei uma imagem do projeto de uma escada que preciso dar início, para verem como é a situação ideal.


Essa dica é muito importante!!!


#escadas #estrutura

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square