Muros de Arrimo

Todo o cuidado é pouco!

Faço uma visita semanal em uma obra, e há uns 10 meses mais ou menos foi executado esse muro de arrimo (primeira foto), calculado pela minha parceira de trabalho, engenheira Elaine Miki.

O cliente sempre assusta quando se depara com as quantidades de ferro, e sempre fica uma dúvida se aquilo era mesmo preciso.


Nessa foto meu muro visto de cima, e que ainda vai receber o aterro.


Ontem foi dia de visita, e quando olhei a obra do lado, que está em execução também, me deparei com um fato surpreendente.

O muro do vizinho de fundos, que foi feito pelo pedreiro e que segundo ele o engenheiro deu umas "diretrizes", estava caído, não aguentou tanta água de chuva.

Mas não era de se esperar coisa boa mesmo. Muro sem cálculo, feito no "chutômetro". Agora o dinheiro do proprietário que vai por água abaixo. Agora, só resta gastar duas vezes... e agora a questão de de quem é a culpa...

Pois é, muros de arrimo envolvem muitas vezes situações de risco, devem ser calculados e acompanhados por um profissional que oriente a mão de obra e faça a verificação antes de qualquer concretagem.

#muros

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square